Para além de as comermos tradicionalmente na época da Páscoa, as amêndoas são um superalimento que deve ser consumido todo o ano. Em quantidades moderadas, elas são capazes de nos ajudar a ter uma boa saúde. Podemos consumi-las de inúmeras formas: inteiras, raladas, como farinha, em óleo, bebida ou manteiga. São super versáteis, por isso, fique a conhecer algumas as vantagens de as incluir na sua dieta diária.

Promove o bom colesterol e reduz o mau colesterol

Possuem uma grande quantidade de gorduras saudáveis. Assim, devemos incluí-las na nossa alimentação mas devemos apenas consumir uma pequena quantidade, cerca de 15 gramas diárias e de acordo com as calorias que precisamos e devemos ingerir. Além disso, os flavonóides presentes na pele das amêndoas, em conjunto com a vitamina E, reduzem o risco de doenças cardíacas.

Energia extra para o dia a dia


A amêndoa é uma excelente forma de “ganhar” energia para o dia a dia. As calorias que encontramos na sua composição, são convertidas através dos nutrientes que contém, em energia de qualidade, bem como o manganês, o cobre e a riboflavina são nutrientes que ajudam na síntese de energia e a melhorar o metabolismo.

Melhora o funcionamento do cérebro.


A vitamina E das amêndoas ajuda a prevenir o declínio cognitivo e aumenta o estado de alerta. O zinco, por sua vez, protege as células do cérebro da ação nociva dos radicais livres. Já a fenilalanina ajuda a prevenir a doença de Parkinson e aumentar a produção de substâncias no cérebro como a dopamina e a adrenalina. Todas estas substâncias e nutrientes são fulcrais para a nossa atenção e memória.

Ajuda na prisão de ventre

O seu alto teor em fibras, faz com que os intestinos trabalhem melhor, para além de serem um poderoso antisséptico intestinal, reduzindo o risco do cancro do cólon. Para ver melhorias, não se esqueça, de consumir abundante água também. Acredite que os seus intestinos vão ficar mais felizes.

Beneficia o desenvolvimento do feto na gravidez


O magnésio que encontramos nas amêndoas previne as contrações antes do tempo, nas mulheres grávidas. O desenvolvimento adequado de um feto necessita de folato, pois a carência deste nutriente pode originar malformações no cérebro e espinal medula da criança. A amêndoa fornece grande quantidade de ácido fólico, garantido que terá uma gestação saudável.

Quer seja homem ou mulher, quer esteja grávida ou não, aproveite todos os benefícios das amêndoas.

E são tão deliciosas que pode misturá-las em tudo. Iogurtes, bebidas, fruta, ou então leve-as assim mesmo, numa caixinha, para o trabalho!

Odília Abreu

Centro Acupunctura do Funchal